Esta não é só uma história. É uma construção de vida. Estou compartilhando minha trajetória para mostrar que, mesmo nos piores momentos, é possível recomeçar e evoluir. Esta trajetória fez com que eu me transformasse em um profissional mais completo, consciente e verdadeiro, e também em um SER, mais humano, em meio a um mundo onde estávamos acostumados a ocultar o que era desafiador, para mostrar o que era recompensador.
A vida não é perfeita, pois, como somos seres humanos, a perfeição não existe. E se as dificuldades existem, o que podemos buscar mudar é a forma com a qual lidamos com elas. O que estou para lhe contar é a trajetória de um ser humano, assim como você. Um ser humano, como todos, que teve situações difíceis. Um ser humano que caiu, porém, resolveu levantar, lutar e superar.
Desde meus 10 anos de idade, era um apaixonado em tecnologia. Era o menino que ficava grudado no computador, criando sites, fóruns, logos e muito mais. Tudo por diversão. Não ganhava nada com isso. Bem, na realidade eu ganhava, sim. Muita experiência e paixão pelo que fazia. A paixão foi crescendo…. crescendo… Crescendo! Comecei a fazer animações 3D, editar vídeos e focar muito em design e tecnologia.
Na minha adolescência um dos meus hobbies favoritos era editar vídeos, criar e postar tutoriais no YouTube, criar logomarcas, sites e estudar sobre o mundo e sobre novas tecnologias e inovações. Sim, coisa estranha, né? E fico muito grato por ter a oportunidade de focar em que realmente amo desde bem novo.
A publicidade, marketing e inovação sempre estiveram em meu “DNA”. Aos 14 anos fundei uma comunidade online de membros, onde gerenciava 197 membros ativos em um ecossistema digital completo. Como amava jogar, também criava estratégias online, participava, narrava e criava campeonatos online, além de fazer parte de uma grande comunidade virtual.
Aos 16, fui apresentado a uma grande oportunidade: ser o responsável por um setor de marketing, aplicando soluções práticas de social media, design, criação de sites e estratégias publicitárias, além de ser um estagiário administrativo. Tudo isso enquanto aprofundava (todos os dias) em design e webdesign, programação, marketing, estratégias e inovação.
Dois anos depois comecei, junto a um sócio, uma empresa que criava jogos e aplicativos educacionais para o Bernoulli e grupo Kroton. Foi uma oportunidade de aprender, crescer e me desenvolver. Nesta mesma época comecei a XTQ, inicialmente chamada de INVICTUS Publicidade, posteriormente INVICTUS Cross.
Continuei focando cada vez mais no que amava. Porém, muitas coisas que eu focava, para o mundo externo, não passavam de brincadeiras ou passatempo. E a vida foi se complicando. A vida foi ficando escura. Bem escura…
Uma coisa que pode ter passado despercebido durante o primeiro texto é que eu não era um jovem comum. Isso foi um peso durante minha adolescência. Mas, mais do que isso, foi um peso para mim mesmo. Estava tudo apontando um caminho estável, com prováveis oportunidades constantes. Mas, como a vida é a vida, cheia de surpresas, não foi isso que aconteceu. Ao longo da adolescência fui evitando uma batalha para comigo mesmo. O mundo externo não compreendia completamente o que se passava, e pela falta de informação e instrução, me fazia cada vez mais sofrer. O peso da luta interna era forte demais.
Não estava mais suportando o peso da batalha interna. Minha ansiedade me corroendo, a insegurança e falta de amor-próprio florescendo e assim fui me perdendo. Fui me desconectando da vida. Da minha vida. O exterior estava alto demais para ser suportado pelo meu interior. Chegou um momento que de fato me sentia totalmente perdido e desconectado de mim mesmo. Estava sozinho, pois a verdadeira solidão é aquela que estamos desacompanhados de nós mesmos. Fui me afundando. Vícios, compulsões, desafios mentais, ansiedade, crises e dificuldades em todos os âmbitos da vida me fizeram chegar a um ponto onde estava com depressão severa, obeso, maus hábitos, com companhias (como a minha no momento) que abaixavam minha consciência e fadado a uma triste jornada para o abismo sem retorno.
Um psiquiatra chegou até informar para todos meus familiares que eu estava condenado a ser um eterno fracasso. Cheio de vícios, hábitos errados, inteligência limitada e que eu seria um peso para todos, para sempre.
Para um jovem, com tantas dificuldades, escutar tal coisa não é fácil. E lá estava eu, para o mundo externo, um obeso limitado, problemático, confuso, sem perspectiva. Agora, para o mundo interno, sabia que este não era verdadeiramente eu.
A aparência para o mundo externo podia até ser de um fracassado. E eu estava provando todos certos a manter atitudes e um mental tão bagunçado. Entretanto, no interior eu sabia que eu não era aquilo, e, que para mudar, teria que enfrentar e lutar minha batalha interna.
Voltava ao pensamento, o pequeno Arthur, com 6 anos, vendendo lembrancinhas de viagens aos meus colegas da escola, fazendo feiras de bazar, criando brincadeiras que não existiam, exercendo a melhor criatividade dentro de mim, sendo amoroso e carinhoso para com todos. Lembrava dos meus 14 anos, liderando 197 membros em uma comunidade online, aos 15 liderando outros grupos em jogos, sendo designer de vários times de jogos online, aos 16 criando aplicativos… Bom, algo não estava certo! Até que eu entendi…
Eu fazia tudo que fazia por amor. Eu realmente amo e sempre amei inovar, criar, desenvolver, pensar fora da caixa e ajudar pessoas. E aquela era a hora de me ajudar, mais do que tudo.
Resolvi enfrentar a luta. Comecei aos poucos. Passo por passo. E como cada passo conta, fui caminhando na trajetória da vida. Fui cortando hábitos. Foquei em me conhecer mais como pessoa, foquei em conhecer o mundo, entender os “porquês”, antes dos “como”, e disse para mim mesmo: vou mudar por um ato de amor-próprio.
Já havia começado a treinar a mente. Comecei a treinar também o corpo. Falhei. Continuei. Falhei. E continuei até encontrar o que funcionava para mim. Comecei a ter resultado, a me motivar. Dia pós-dia, mantendo constância e fazendo o meu melhor para manter minha paz interior.
Perdi 48 kg, com treino, dieta e constância. Foquei em conhecer ainda mais a vida. Entender crenças limitantes. Entender porque fazemos o que fazemos. Parei, aos poucos, de me sabotar. Parei de roer unhas. Eliminei o que me segurava. Cortei vícios. Fumava cigarros há 7 anos. Em uma bela tarde (na qual eu estava fumando), olhei para mim e disse: isso já não me cabe. Daquela tarde para aquela noite falei comigo: nunca mais! E de fato, nunca mais fumei! Fui mostrando para mim mesmo que sou capaz de realizar tudo que me proponho e mantenho constância, foco e disciplina.
Comecei a meditar, comecei a fazer imersões pessoais para me conhecer mais. Caminhando contra a ansiedade que me acompanhava. Lutando contra minhas dificuldades internas. Batalhando contra minha insegurança e minha falta de amor-próprio. Eu já havia decidido lutar e já estava, a cada dia, dando um novo passo.
Antes, nunca havia lido. Comecei a ler. Descobri a paixão pelo conhecimento, lendo dezenas de bons livros. Cada vez mais, foquei em ajudar pessoas por ajudar, estudar cada vez mais filosofia, estudar sobre o universo e a vida. Entendendo mais sobre mim, descobrindo vocações, despertando meu verdadeiro ser e ajudando pessoas todos os dias, por um ato de amor. Sou um ser evolutivo. Realmente quero ser melhor do que eu era no dia anterior. Tudo com pequenos passos. Afinal a vida é uma coletânea de pequenos passos e pequenos momentos. 1% melhor por dia, 37x melhor por ano. Sou um buscador do conhecimento e da sabedoria. Vejo que podemos muito mais como seres humanos. Podemos ser mais reais, podemos focar em SER, e não apenas TER ou PARECER.
Conheci os dois lados da vida e pela minha experiência posso afirmar que sim, a vida é bela e vale a pena ser vivida. Dificuldades sempre vão existir. O que muda é a forma com a qual lidamos com elas. Não posso colocar mais tempo em minha vida, mas posso colocar mais vida em meu tempo. A vida pode até ter dor. Mas não precisa ser sofrimento. É possível viver uma vida mais leve e mais feliz. Cabe a nós, dia pós-dia, realizarmos o movimento consciente de evolução. Afinal, viemos aqui para sairmos melhores do que entramos. Entregar o que temos de melhor, por um ato de amor. Somar junto e mostrar que a vida pode ser diferente. Pode ter mais vida na vida. Mais autenticidade, mais beleza e leveza. O caminho da trajetória da minha vida e da minha história continua sendo trilhado e caminhado. Dia pós-dia com pequenos passos constantes e com propósito.
Este é um breve resumo da minha trajetória até agora. Mas veja bem: somos todos seres humanos. Todos temos batalhas internas a lutar. Todos temos experiências e conhecimentos a compartilhar. Saiba que sua história é realmente única. Você tem um potencial surreal (literalmente). Muitas vezes só precisa despertá-lo.
Conte sempre comigo para que juntos busquemos cada dia mais crescimento na vida, crescimento nos negócios, nas criações e nas inovações. Prosperar, crescer, evoluir. Viver a vida em seu potencial máximo. Vamos juntos!
ArthurLima.net by XTQ. Consultorias e Treinamentos de Marketing, Vendas, Estratégias e Negócios. Marca pessoal de Arthur Lima, fundador do Ecossistema XTQ.com.br.
© 2025 XTQ Ecossistema Digital. Todos os direitos reservados | CNPJ: 59.031.027/0001-94
5.0Serviço mais bem avaliado em 2025certificado: TrustindexO Trustindex verifica se a empresa tem uma pontuação de avaliação acima de 4.5, com base nas avaliações coletadas na Google nos últimos 12 meses, qualificando-a para receber o Certificado de Melhor Classificação.